[ENTREVISTA] Presidente da Frente Parlamentar do Setor Madeireiro em SC

 

Na última sexta-feira(16/03), o Gerente Executivo da ANAPEM - Roger Becker, conversou e entrevistou o Deputado Estadual por SC - Patrício Destro (PSB), no seu Gabinete em Joinville/SC. O Parlamentar tem defendido o setor MADEIREIRO e buscado alternativas para o fortalecimento das empresas instaladas em Santa Catarina. Destro criou a Frente Parlamentar da Madeira para representar o setor junto ao Governo do Estado, e é seu PRESIDENTE desde então.

Roger Becker – Deputado, quando começou a sua atuação junto ao setor madeireiro em busca de melhorias para o setor no seu estado e como foi esse início?

 

Dep. Patrício Destro – Este é o meu primeiro mandato como deputado estadual. Quando fui eleito, alguns representantes do setor me procuraram para conversarmos sobre as dificuldades que empresários do ramo encontram para comercializar seus produtos em Santa Catarina. Desde então, temos debatido o tema e buscado alternativas juntos. Como as nossas reuniões foram se fortalecendo, sentimos a necessidade de criar a Frente Parlamentar do Setor Madeireiro, Moveleiro e Celulose. Como já estava liderando os diálogos, me tornei o presidente da Frente com o objetivo de levar temas de relevância do setor para discussão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Entrevista Presidente da Frente Parlamentar do Setor Madeireiro em SC

Roger Becker – Quais benefícios o setor madeireiro tem conquistado desde então?

 

Dep. Patrício Destro – No ano passado, conseguimos uma redução no desconto no imposto para produtos que são comercializados para fora de Santa Catarina. Esse desconto varia 2,6% e 6,3% de acordo com o valor da alíquota. Os empresários do ramo estavam apreensivos porque no fim deste mês o benefício seria extinto, mas tivemos uma reunião da Secretaria da Fazenda de SC e conseguimos a prorrogação por mais um ano. Além disso, nos últimos dias do ano passado, após muitas conversas, o Governo catarinense também assinou um Refis para o setor facilitando o pagamento de débitos pendentes. O receio é que sem esses benefícios a crise no setor se agravasse, postos de trabalho poderiam até ser fechados, não podíamos de maneira alguma deixar que isso acontecesse. 

 

Destro criou a Frente Parlamentar da Madeira para representar o setor junto ao Governo do Estado, e é seu Presidente desde então.

Roger Becker – O que podemos esperar para os próximos meses? 

Dep. Patrício Destro – A minha opinião é bem clara sobre o assunto. Pela primeira vez, empresários do ramo estão encontrando facilidade em discutir com o governo os problemas que encontram. E isso tem refletido em muitas melhorias. Agora estamos discutindo dois assuntos importantes: a criação de um SELO VERDE que será concedido pelo Estado para empresas que usam madeira de reflorestamento e tem boas práticas de produção e responsabilidade social. Acredito que assim vamos separar quem trabalha de maneira correta dos demais. A ideia é favorecer quem tiver o selo verde em atendimentos em órgãos estaduais, licenciamentos, por exemplo. Outra medida que vem sendo discutida é a criação da Câmara Setorial da Madeira. O objetivo é fundar um grupo com empresários, sindicatos, contadores, representantes do setor e da Secretaria da Fazenda para que eles se reúnam mensalmente. Assim quando encontrarem alguma dificuldade terão maior agilidade na resolução. 

Reunião da Frente Parlamentar que aconteceu na Secretaria da Fazenda de SC 

Reunião da Frente Parlamentar que aconteceu na Secretaria da Fazenda de SC 

 

Roger Becker – Deputado, inicialmente agradecemos os insights que nos deu e parabenizamos pelo excelente trabalho como Presidente da Frente. E, como somos uma Associação com atuação NACIONAL, caso algum associado queira incentivar estas mesmas ações em seu Estado, como pode entrar em contato para mais informações? 

 

Dep. Patrício Destro – Agradeço a oportunidade de divulgar o trabalho e contamos com o apoio da ANAPEM para as próximas etapas da Frente aqui em SC. Nós temos um mandato aberto ao público e estamos a inteira disposição. Quem quiser nos procurar diretamente, pode ligar no nosso gabinete em Florianópolis pelo número (48) 3221-2686 ou no escritório em Joinville (47) 3445-1292. Ou então nos procurar pelo facebook/deputadopatricio.com.br ou pelo WhatsApp (47) 99284-0123.